quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ciclo de palestras

O GARE agradece todos os palestrantes : Eduardo Sfoglia, Elias Grossmann, Karin Wapechowski, Kelseng Gyatso e Ricardo Aveline, e tambem os participantes dos eventos organizados esta semana no ciclo de palestras "sem caminho para casa", consagrado aos refugiados.















As diferentes palestras tratavam de assuntos bem especifico, mas cada vez muito interessantes e estimulantes!

- Prof. Elias Grossmann desenvolveu alguns aspectos do Direito Internacional Publico, apontando a possibilidade de criar uma proteção humanitaria para os refugiados, baseada na obrigação pelo Estado de proteger os individuos e assegurar a proteção dos direitos humanos "principais", isto é, a propria vida ou a dignidade humana.




















- Eduardo Sfoglia apresentou uma perspectiva nova sobre o assunto, com a possibilidade de usar o direito da proteção diplomática para proteger os refugiados.


O dia seguinte, depois da apresentação do filme "Nesse Mundo" na sala Redenção, houve duas palestras, na sala Panthéon da Faculdade de Direito.

- Karin Wapechowski apresentou a atuação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Associação Antonio Vieira (ASAV) no processo de re-assentamento dos refugiados no Brasil e particularmente no RS.



- Ricardo Aveline apresentou a situação histórica dos refugiados tibetanos, enquanto nos tivermos o prazer de ouvir Kelseng Gyatso contar a sua historia propria, com muito humor e sinceridade.





































Notamos o grande interesse da audiência presente e as numerosas perguntas que demonstrem o interesse e a curiosidade do publico em relação à situação dos refugiados no Brasil e no Mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.