domingo, 16 de novembro de 2008

ACNUR vai transferir mais de 60 mil deslocados pelo conflito na RDC para novo campo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados (ACNUR) anunciou no último dia 14 em Genebra que irá transferir os mais de 60 mil congoleses que vivem em dois campos para deslocados no subúrbio ao norte de Goma, capital de North Kivu, para um novo campo, o Muganga III, que fica à oeste da província, devido à preocupação com a segurança dessas pessoas, já que os campos se localizam  muito  próximos às linhas de frente envolvidas nos conflitos que atingem a República Democrática do Congo. 

“Durante as últimas semanas, temos exprimido nossa preocupação com a segurança desses deslocados internos que estão nos dois campos de Kibati, e por isso decidimos, juntamente com nossos parceiros e com as autoridades locais, pela transferência, que começa na próxima semana”, informou o porta-voz da agência, Ron Redmond. 

A agência da ONU para refugiados e seus parceiros visitaram ontem o novo campo com o objetivo de delinear a localização das diversas instalações, incluindo as latrinas, acessos para estradas e os abrigos. “A transferência voluntária será complicada e muitas pessoas farão o trajeto de 15 quilômetros a pé. Aqueles que não podem ou têm dificuldade para caminhar, incluindo crianças, idosos e doentes, serão transportados por caminhão para o novo campo”, explicou Redmond. 

Ao mesmo tempo, o ACNUR e o UNICEF continuam distribuindo assistência básica em Kibati, incluindo cobertores, mosquiteiros, galões para água, sabão, utensílios de cozinha e toldos plásticos. Os suprimentos são enviados para o local por terra e ar. Ontem, um vôo fretado da agência da ONU para refugiados chegou em Goma depois de deixar o aeroporto de Entebbe, em Uganda, carregado com 1,5 mil fardos de toldos plásticos e três gigantes depósitos portáveis, que estão sendo utilizadas como acomodação emergencial por algumas das mais de 65 mil pessoas que estão atualmente abrigadas em Kibati.  

Na quarta-feira, um comboio de seis caminhões que havia partido do estoque do ACNUR em Ngara, Tanzânia, chegou em Goma, carregado com 3,5 mil toldos plásticos, 2,6 mil utensílios de cozinha e mais de 20 mil cobertos e 20 mil mosquiteiros.  Anteriormente, assistência para 50 mil pessoas já havia sido transportada para Goma a partir deste mesmo estoque. “Mais suprimentos estão a caminho e continuaremos distribuindo assistência emergencial a partir de nossos estoques em todo o mundo”, afirmou o porta-voz. 

O conflito em North Kivu intensificou-se no fim de 2006. Em janeiro deste ano, estimava-se em mais de 800 mil o total de deslocados internos na região. Desde que as ondas de violência eclodiram novamente em agosto, cerca de 250 mil civis fugiram, e a maioria deles já haviam sido deslocados anteriormente.

Fonte: ACNUR

Nenhum comentário: