terça-feira, 14 de outubro de 2008

Conflito no Paquistão

clique no mapa para melhor visualiação

Quase 190 mil pessoas já fugiram do noroeste do Paquistão por causa dos combates de tropas americanas e paquistanesas contra insurgentes do Taleban e da Al Qaeda que ocupam a região. A informação foi dada nesta terça-feira pela ONU (Organização das Nações Unidas). A zona tornou-se foco de conflito por estar na fronteira com o Afeganistão e esconder terroristas, segundo o Exército americano.

Conforme o relatório divulgado pela ONU, ao menos 20 mil pessoas fugiram de Bajur --a cidade mais perigosa-- para a o leste do Afeganistão, na Província de Kunar. Citando estatísticas do governo paquistanês, o órgão disse que outras 168.463 pessoas fugiram das outras cidades da região.

A maioria dos refugiados, provenientes dos dois lados da fronteira, ficam alojados com familiares. A agência da ONU responsável pela ajuda a refugiados de guerra disse que está apoiando as pessoas em abrigos temporários no Paquistão.

O governo paquistanês, aliado dos EUA, diz que está tentando criar um consenso nacional sobre como combater o terrorismo, especialmente no noroeste do país. Muitos paquistaneses, no entanto, culpam o próprio governo pela violência, por dar apoio à ofensiva americana na perseguição de líderes da Al Qaeda e do Taleban.


Violência

Nesta terça-feira, um jato paquistanês atacou trincheiras de insurgentes na localidade de Bajur e matou cinco pessoas. Durante a madrugada, a artilharia deixou outros 12 extremistas mortos na região, informou o oficial do governo, Jamil Khan. Outros dois homens que habitam a zona tribal e que lutam contra os insurgentes morreram durante o combate.

Desde o mês passado, o Exército americano tem feito ataques freqüentes na região da fronteira com o Afeganistão, usando aviões teleguiados que lançam mísseis sobre alvos supostamente ocupados por terroristas. A ofensiva provocou um contra-ataques de extremistas, que tem realizados constantes ataques suicidas.

A crescente violência no país forçou o recém-eleito presidente, Asif Ali Zardari, viúvo da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto --morta em um atentado terrorista em dezembro-- a pedir nesta segunda-feira (13) uma sessão fechada com o Parlamento para discutir segurança interna.

Nesta terça-feira, um grupo de partidos políticos muçulmanos anunciou publicamente que ataques suicidas não são permitidos pelo islamismo. "Nós, estudiosos da religião, acreditamos que bombardeios suicidas no Paquistão não são legítimos. O islã não autoriza isso", disse o líder da aliança partidária, Sarfraz Naeemi.

A declaração favorece o governo, mas Naeemi também condenou as ações militares do Paquistão no noroeste e autorizou uma missão investigativa para visitar a região.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: