sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Retorno dos deslocados pelo conflito da Ossétia do Sul

O Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) afirmou nesta sexta-feira que mais de 20 mil deslocados georgianos retornaram para a região de segurança que fica próxima da região separatista da Ossétia do Sul, após a retirada das forças russas ocorrida há nove dias.

Estas pessoas moravam nesta área até o início do conflito entre a Geórgia e a Rússia. "A maior parte das pessoas está retornando para suas casas e povoados na área de segurança ou está verificando se as condições são seguras e aceitáveis", declarou o porta-voz do Acnur, Ron Redmond, em entrevista coletiva em Genebra.

Ele disse que uma preocupação da organização ante o retorno dos deslocados é a presença de minas e munição de guerra para explodir, "pois já foram registradas algumas vítimas".
Segundo a entidade da ONU, cerca de 78 mil deslocados internos --de um total de 133 mil causados pelo conflito-- retornaram para suas casas. Além disso, cerca de 35 mil deslocados estão abrigados em centros coletivos administrados pelo governo da Geórgia.

No entanto, o Acnur prevê que este número aumentará porque muitas pessoas que acolheram foragidos da guerra esgotaram seus recursos, enquanto as famílias deslocadas que alugaram um lugar onde viver não podem enfrentar mais esta despesa.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u457285.shtml

Nenhum comentário: